sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestações



A principio devo dizer que participar dessas manifestações é algo único e inexplicável, mesmo com todos as arestas que existem no movimento.  Aos críticos, venham para rua conhecer o movimento ou pelo menos entre nos grupos, criticas são bem vindas mas desde que tenham conceitos sólidos.
Dito isso é preciso afirmar que essas manifestações, que começaram a 3 semanas e tomaram um volume exorbitante nas ultimas duas semanas, fazem-me refletir sobre dois termos muito importantes e que temos ouvido constantemente que são: República e Democracia. Não é possível entender as minhas ideias sobre o Movimento sem saber quais são as minhas concepções para os termos. Sendo assim, Democracia é para mim: fazer-se a vontade do povo. Caso essa não seja unanime, devemos por meio do diálogo (Falar e Ouvir), buscar o melhor para ambas as partes e jamais deve ser desrespeitada a vontade da minoria. E o termo República é tornar o bem público (de todos) mais importante do que o bem privado(de alguns), é defender a vontade da Pátria.   
Partindo desse pressuposto, as Manifestações em seu caráter pacífico e ideológico é a maior representação de Democracia que poderíamos ter em nosso país, maior que qualquer conjunto de números digitados numa urna.  A População na rua é um grito de desespero que busca um dialogo, o qual não vem acontecendo nos últimos tempos. O povo quer dialogar com seus representantes, quer mostrar o que deseja e o que é realmente importante para ele.  Portanto concluo que essas Manifestações é o Povo dizendo: Cansei de só ouvir e aceitar chegou a hora de eu falar e falar sem intermediários.
Em contrapartida, enquanto a Democracia cresce, a República sofre com os atos isolados de Depredação, saques entre outros. Atos como esse dão brechas para mídia e críticos do movimento  posicionarem contra e com toda razão. E no outro lado da moeda, vemos alguns grupos do controle estatal cometerem atos totalmente condenáveis de agressões e prisões arbitrárias.
O Governo aparentemente quer iniciar um Dialogo para com seus Patrões (povo), mas é chegada a hora do povo também conversar entre si, pois muitas vezes a unidade do movimento está sendo perdida. Começamos os protestos com gritos de Mobilidade Urbana, hoje depois da vitória de uma batalha, mudaram-se os gritos e o pior não sabemos para o que gritar. Deve se manter focado na questão primeira do Movimento e a partir disso buscarmos novos pontos de confronto.
Quando não há unidade de pensamento, abrem-se brechas para confrontos internos que fazem ruir o movimento. Por exemplo, a questão dos partidarismos. O Movimento ser Apartidário não quer dizer que são proibidos camisas de partidos, mas sim que nenhum partido é líder do movimento. Isso ficaria fácil de perceber se só tivéssemos a questão do Passe Livre, que não é uma questão partidária, mas sim de bem coletivo (Sendo Direita ou Esquerda se você anda de ônibus é preciso maior qualidade na sua locomoção). Por outro lado se queremos discutir assuntos como, melhorias na saúde a questão partidária torna-se importante, devem-se privatizar os hospitais, trazer médicos de fora etc.
É preciso lembrar também que vivemos uma Democracia Representativa, sendo assim impossível pensar em exclusão total de partidos. Protestar sem ter alguém que realmente de represente nos “Palácios” é dar brecha para oportunistas eleitorais fazerem sua cabeça.
Não sou daqueles que pensa que o Gigante Acordou, ou que vivemos uma Primavera. Creio que estamos sonhando e sonhar é importante, pois toda grande mudança começa no plano das ideias, é preciso coloca-las em prática e parar de ser Maquiavélico, achar que os fins justificam os meios, os fins acontecem por consequência do meio, lutemos com Democracia e consciência, Nós sairemos mais fortes, caso contrário sairemos mais fracos do que nunca.  Essas semanas têm sido um Raio de Sol numa Primavera chuvosa que temos passado desde o fim da Ditadura.

                                                                                                                                                              João V.

                                                                         22/06/2013 00:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário