sábado, 15 de junho de 2013

Uma das milhares de coisas que eu não entendo quando leio sobre política:



Partindo de uma análise histórica, o Brasil sempre foi um país do Bi-Partidarismo, primeiramente composto por Conservadores e Liberais na época do Império, tivemos também o antagonismo entre MDB e ARENA na época da Ditadura Militar e hoje parece-me que também temos um Bi-Partidarismo de PT e PSDB.

Claro que isso não é verdade já que a geração que antecedeu a minha conquistou um dos maiores valores da Democracia o Multi-Partidarismo, mas acontece que temos constantemente jogado fora esse direito, pois resumimos nossas opções entre PT e PSDB.

Digo isso pois em analise dos últimos acontecimentos envolvendo a política nacional psdbistas e petistas vêm trocando farpas constantes. Por exemplo, nos atos contra os aumentos de passagens no Brasil, no Estado de São Paulo em especial, muitos manifestantes foram classificados como "petistas revoltosos" que querem desestabilizar o Governo do Geraldo Alkimin. E agora no movimento de Vaias a nossa Ilustre Presidenta Dilma  foram constantes as frases: "não gosta da Dilma, vai lá e volta no Aécio" entre outras.

Colocado isso, o que eu não entendo é, e o PSOL, e o PV, e o PPS, e o PP e os outros 24 partidos que temos no nosso país, se eles não têm expressão para serem comparados aos outros dois por que existem? Para ganharem tempo no programa político que serão vendidos em troca de uma comissão no Senado?

Criticamos diariamente o Sistema Político Nacional, falamos de corrupção, de vagarosidade no nosso sistema, como coisas que parecem imutáveis. Mas como querer que Práticas Políticas mudem se não alteramos nossos conceitos Políticos? Deixamo-nos ludibriar pelo gritos de dois cachorros grandes e falamos "hurras" ou "vaiamos" sem buscar outras opiniões ou sem parar para raciocinar sobre seus dizeres.

Assim do que vale viver numa Democracia Representativa se não somos representados.. ou talvez sejamos. Talvez o cenário político atual nada mais seja do que a representação da nossa aceitação e total descaso para a política que nos cerca.

Obs: Não cito o PMDB por não saber nada sobre sua posição política já que eles fazem os dois lados tão bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário