segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ilha das Flores

O vídeo que vocês irão ver a seguir tem o nome Ilha das Flores, não se enganem pelo nome bonito que tem o vídeo, pois ele não tem nada de belo, é um vídeo que mostra o tamanho da nossa imbecilidade e o tamanho da desigualdade social que vivemos. Aparentemente o vídeo parece bobo e sem o menor nexo porem se pararmos e prestarmos atenção na ideia central dele veremos a real intenção do autor. Assistam ao vídeo que eu retorno a seguir.



Espero que vocês tenham gostado do vídeo, para quem teve preguiça de assisti-lo farei um breve resumo. O vídeo conta a trajetória de um tomate, de uma consumidora de tomate, de uma ilha para onde é levado o tomate que não é utilizado, dos porcos que vivem nessa ilha e se alimentam do tomate que estava no lixo e da população humana dessa ilha.

Segundo o documentário, o ser humano se difere dos outros animais, por possuir polegar opositor e também um cérebro mais desenvolvido, essas ambas as características, juntas foram capazes de fazer a sociedade humana se desenvolver o suficientemente para criar inúmeros melhoramentos para a sociedade. Mas foi também por essas características que o ser humano criou armas, que destroem a nós mesmos como exemplo a bomba atômica.

O fato de possuir um polegar opositor e um cérebro desenvolvido nos faz humanos. Os seres humanos são todos iguais. Porém nem todo ser humano é tratado de maneira igual de maneira justa. O resultado dessa falta de "tratamento" é conhecido com desigualdade e preconceito. Foi o preconceito que matou milhares de judeus, que são seres humano igual a mim, igual a você no maior genocídio que a humanidade já conheceu na Segunda Guerra mundial. O pior é que não aprendemos com os erros dos outros, porque esse maldito preconceito continua a matar milhares de pessoas pelo mundo, e não mata apenas no sentido literal da palavra. Mata oportunidade da pessoa crescer na vida, mata a auto-estima das pessoas, mata principalmente o direito de igualdade que é defendido pela lei.
E me respondam, por que de tudo isso? Porque a pessoa tem outra religião? Por que a pessoa não tem o padrão de beleza da sociedade? Por que a pessoa não tem a mesma oportunidade que você teve de estudar, trabalhar, ganhar dinheiro? Por causa da cor de sua pela? Do que vale a capacidade de aprender, de obter o conhecimento, de fazer melhorias no mundo, se nós não temos nem a capacidade de vivermos numa sociedade igual em oportunidades pelo menos?

A Desigualdade Social mostrada nesse vídeo é o que mais me deixa pasmo. Como é possível um ser humano, ser tratado pior que um porco? A mas o próprio vídeo responde aqueles seres humanos não tem dinheiro, nem dono, tão clara a resposta do porque o ser humano está abaixo de um porco e eu que não percebi. É enquanto uns desperdiçam comida por puro capricho, outros passam tanta fome que se aparecer um tomate estragado, que nem um porco come, eles irão comer. É belo quadro social esse em que nós vivemos em que primeiro vem os humanos ricos, os humanos classe média, os porcos e os HUMANOS pobres.
Isso me lembra que um dia eu estava a debater com meu professor sobre o teste de remédios em animais. E ele me perguntou o seguinte: “O que você escolheria matar um cachorro ou um morador de rua?", eu não respondi a questão até porque não tenho certeza do que é o certo. Mas porque será que ele falou um morador de rua? O que tem de diferente entre um morador de rua e um político? Moral da historia para a grande maioria da população inclusive a instruída um Morador de rua está para um animal da mesma forma que um político está para um ser humano

Caso você não tinha conhecimento sobre isso, bem vindo à humanidade, terra em que o polegar opositor e um intelecto mais desenvolvido, não serve para nos diferenciar dos outros animais o que realmente nos difere dos animais é a roupa que vestimos o nosso poder de compra, o nosso carro e não o fato de no fundo sermos todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário