segunda-feira, 21 de abril de 2014

Libertas Quæ Sera Tamen

O lema da bandeira do Estado de Minas Gerais traduz a vontade dos Inconfidentes, pessoas que lutaram contra o abusivo imposto português sobre o ouro mineiro. Como objetivo geral os Inconfidentes queriam a separação da região da Metrópole portuguesa. Como líderes diversos nomes importantes da região, inclusive escritores, juízes entre outros, mas que como Mártir teve um simples alferes, um “dentista”, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um representante do povo em meio à elite que comandava o movimento.

Hoje dia 21 de Abril de 2014, 222 anos após sua morte, o Brasil já está independente de Portugal, mas o opressor pode ter mudado a cara mais continua vivo. Não há mais o medo da Derrama, mas o povo continua a ter motivos para revoltar-se. Hoje os pobres revoltosos não são enforcados e esquartejados em praça pública, mas continuam sofrendo da força e do abuso das forças repressivas.

Há quase um ano eclodiu pelo Brasil uma onda de manifestações pedindo a redução nas tarifas de ônibus e melhores investimentos em áreas essenciais para um país, como saúde, moradia, mobilidade urbana, assim como mais direitos para esferas oprimidas da sociedade, entre outras. Apesar das manifestações terem diminuído em quantidade de participantes, as suas ocorrências continuam firmes e cada vez os mais variados temas são debatidos, neste ano em especial o debate gira em torno da Copa do Mundo e seus elevados custos.

Nesse período de manifestações o que se viu também foi a forte repressão policial, que foi em alguns casos extremamente violentas. A justificativa para esses atos? O ataque de mascarados, possíveis agressões, entre outras. Entretanto o que foi visto muitas vezes foi o uso arbitrário da força e com o foco totalmente seletivo. Será que os mesmos que aplaudem a força, esquartejariam um herói nacional? Será que aqueles que hoje aproveitam o feriado em nome de Tiradentes e sua romântica representação e que sancionaram essa lei, não são para os dias de hoje o mesmo que eram os portugueses em 1792?

A tão sonhada liberdade, ainda tarda. E lutar por ela nunca poderá ser considerado um crime e mesmo que seja nunca deve ser esquecida, nunca deveremos desistir de ser livres, mesmo que tardiamente é preciso busca-la.

Se Tiradentes é um mito contado na escola ou se é um herói que teve um triste fim, pouco importa. É preciso entender que existe um Tiradentes em cada um de nós, no sentido que somos constantemente presos por aqueles que controlam e querem controlar ainda mais nossa vida e que fique claro eles não precisam ser políticos. Que alcancemos a liberdade e se não que se morra tentando.


João V.                                                                                             21/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário