sábado, 4 de dezembro de 2010

Aprendizado, Preconceito e Desigualdade


Escola para uns a segunda casa aquela que nós acolhemos. Para outros a casa daquele pai bêbado, drogado que espanca o filho e o leva para o mau caminho...

“Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar os diálogos nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” Quem diz isso não sou eu é o Estado.

Vivemos numa sociedade onde não vemos uma luta do povo para obter  seus  direitos. Mas se segundo os parâmetros curriculares nacionais um dos objetivos da escola é dar o censo critico ao aluno. O que está acontecendo?

“Educação escolar deve possibilitar que os alunos sejam capazes de  posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.”

A verdade é que não há uma integração aluno escola o que torna a escola algo chato e monótono para a maioria dos alunos.

Outro problema que começa na escola e termina com  um grave problema social é o preconceito. Diversas escolas preferem não aceitar alunos deficientes, pois não haverá lucros e seria necessária uma adaptação geral. Será que a falta de convívio entre os alunos “normais” e alunos deficientes não aumenta o preconceito no futuro? Há situações em que alguns professores aumentam o preconceito, pois quando discutem com os alunos dizem: "Eu não dou aula para deficiente mental". O preconceito é uma deficiência, mental não, sim uma deficiência moral.

Em compensação escolas normais preferem manter esse convívio, ajudando assim não apenas a sociedade no futuro, como também os próprios alunos deficientes que se sentem em igualdade com todos. Como é proposto na constituição.

A verdade é que muitos desses problemas giram em torno do sistema em que vivemos o capitalismo. Este causa uma busca por lucros inacabáveis o que faz com que mais escolas parem de olhar para a inclusão e comecem a olhar só para o dinheiro. Para que aceitar um aluno que me faça ter que mudar um modelo de estudo (sistema) se eu posso recusá-lo e mantiver o mesmo modelo.

A sociedade é preconceituosa tanto para os deficientes, quanto para quem não teve um ensino de qualidade, em sua maioria pobre, o que levamos nós para os polêmicos sistemas de cotas, pois quando se faz um concurso um modo de adquirir pontos é estudar em escola pública, ser negro e deficiente. E é nesse ciclo vicioso de problemas sociais causados pela falta de interesse que vivemos desde época que criaram o capitalismo não que ele seja o problema. O verdadeiro problema é a desigualdade social e falta de tentativa de se resolver está desigualdade é esse o monstro do capitalismo. 

"A escola pode até fazer o cidadão, mas o problema não é o cidadão que ela molda e sim a sociedade que ela cria."

Onde a escola entra em tudo isso? Responda e entenda o porquê vivemos nessa sociedade. 

Se alguém gostaria de ver nosso trabalho de filosofia sobre este assunto, entre em contato através do nosso email: botinhonsilva@hotmail.com ; Obrigado.

2 comentários:

  1. Meu para fala a verdade nao gostei nao achei muito comun .... sem magia

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  2. Nós do foradatese agradecemos ao comentário, todas as criticas a nós ditas serão aceitas. Porem para nos aperfeiçoar gostaríamos de saber onde faltou a "magia". Para que não em um passe de mágica mais com um maior aprofundamento do assunto possamos melhorar

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