Esse post irá tratar sobre a arte de Bansky um artista que não demonstra a pintura que as pessoas querem ver e sim pintura que retrata a realidade.
Pra quem não conhece ou nunca ouviu falar, Banksy é o nome artistico de um pintor que deu o seu próprio nome a sua arte. Suas pinturas são representadas em muros, para expressar críticas: sociais, políticas, e culturais, e essa são feitas por estêncil (técnicas usadas para aplicar em desenhos, ou até mesmo em imagens figurativas, ou abstrata, através de tinta, aerossol, cortes, e perfurações no papel).
Banksy começou em Bristol na Inglaterra, para expressar críticas aos conceitos de autoridade, muitas vezes as pinturas, são críticas sociais, mas há também as vezes, críticas políticas, demonstrando sarcasmo nas pinturas, criando uma identidade, e afirmação para as pessoas no qual observam nas ruas.
Banksy, repercutiu em vários outros lugares, porque suas obras inspiram diversos artistas de rua, até mesmo na Cisjordânia.
Na Cisjordânia a um tempo atrás, construíram um muro separando Cisjordânia de Israel, chamado muro de Apartheid, por causa de brigas sociais entre os dois países. O Papa Bento XVI e várias ONG's defendiam a destruição do muro. Apartheid tinha pinturas de Banksy, com a mesma inspiração das pinturas que tinham na Inglaterra, em Bristol, ou até mesmo na capital da Inglaterra.
Artistas plásticos realizaram pinturas e grafite no muro de Apartheid, no qual as pinturas de Banksy esteve também para realizar uma série de críticas sarcásticas naquele ambiente de autoritarismo.
As principais pinturas feito nesse muro que separava a Cisjordânia de Israel era paisagens paradisíacas do lado Palestino.
A Guerra do Vietnã, a verdade que mesmo que uma guerra seja feita para pacificar uma região, estes são os assuntos tratados por Bansky.
Banksy estava presente até mesmo na abertura do seriado "Os Simpsons" :
Neste vídeo Bansky mostra o que está atrás dessa super produção que diverte milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O que está atrás do capitalismo dessa série? Trabalho escravo, a pobreza, a tristeza, os riscos que muitas pessoas passam, para você poder assistir sua série. Esse é o legado de Bansky não apenas fazer arte, mas sim fazer uma critica com a arte.
Leonardo - Fora da Tese
Nenhum comentário:
Postar um comentário