quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Presídios - Casa, Comida e Escola


O tema que iremos abordar hoje é um tema muito polêmico, Presídios e junto com ele o nosso Código Penal. Na atualidade os centros de reclusão que deveriam, auxiliar o criminoso a pensar no seu ato e se redimir no futuro está se tornando uma "pós-graduação" para os criminosos.

Ontem a câmara do senado, aprovou um novo tipo de código penal, onde todos os presos condenado e em fase de julgamento seriam obrigado a usar tornozeleiras com rastreador. Os presos com um grau de escolaridade maior que antes poderiam ficar em celas especiais, no novo código estes presos não teriam está regalia. E a famosa fiança cresceu de 1 a 100 salários mínimos para 1 a 200 salários mínimos. Este projeto deverá ainda passar pela câmara dos deputados para ai sim ser assinado pelo Presidente em exercício.

O projeto de novo código penal aumentam a igualdade entre os presos seja ele um coitado sem oportunidade, ou, um idiota que teve oportunidades na vida e resolveu jogá-las pela janela, o tratamento e as celas serão as mesmas. As tornozeleiras é uma forma de diminuir a superlotação nas cadeias que passarão de superlotadas para bem lotadas. Já o aumento da fiança, não muda muito já que o salário mínimo continua em um valor patético de R$ 510,00.


Os presídios são para as pessoas de "bem", traz um temor de como serão tratadas neles se algum dia forem presas, mesmo que por injustiça. Já para aqueles que realmente deviam temê-las, as cadeias nada são que um local onde se tem comida de graça, pessoas de interesses afins e celulares a vontade. Tem horas que eu imagino que a cadeia tem tanta impunidade, porque nossos políticos devem pensar, caso um dia eu pare ali pelas besteiras que eu faço minha vida não vai mudar tanto. Porque que eu saiba, onde eles ficam atualmente parece um presídio, um monte de ladrões defendendo seus interesses sem fazer nada. Ta que agora eu viajei onde já se viu político preso.

Outro tema que sempre vem na pauta, quando se discute código penal é a famosa pena de morte. Nesse caso serei breve nos EUA a taxa de criminalidade caiu muito de 1994 para cá. Segundo conservadores foi devido a pena de morte, segundo os liberais a sociedade está mudando por isso os crimes estão diminuindo. Segundo quem entende do assunto: "o grande aumento no encarceramento de criminosos, a ação mais rigorosa da polícia e as vitórias na luta contra o problema do crack e da cocaína". Portanto a pena de morte pode até ajudar na diminuição dos crimes, mas primeiro é preciso reestruturar, a nossa polícia, o controle as drogas e o modo de encarceramento, fazendo com que os criminosos comecem a temer a cadeia, não á    vê-las, como um segundo lar.

Um tipo de prisão que tem dado certo em países desenvolvidos na Europa é realmente uma casa com Televisão, Ar condicionado entre outras regalias tem dado muito certo, mas para adquirir tudo isso é necessário trabalhar dentro da cadeia para o bem da prisão e da população.

Por isso acho que as prisões, deveriam ter um sistema onde os presos deveriam trabalhar, produzindo alimentos, fazendo roupas para trabalhar, houve rebelião queimaram colchão eles que durmam no chão. Assim alem de aprender um oficio para sair da cadeia, eles vão dar valor para tudo que eles têm na cadeia.

Portanto para tudo isso dar certo, alguns problemas tem que acabar nas cadeias, visitas pessoais, superlotação, criminosos de um "alto escalão" com os de "baixo escalão".

Com 500 milhões de reais, preço que irão gastar com o "aerodilma" da para começar a fazer uma reforma no sistema penitenciário. 

Mas e você acha que crimes fora da cadeia que tem ordens vindas dela está correto? Acha que uma pena de 31 anos é suficiente para alguém que mata sem a menor piedade? Acha que um preso que já se redimiu depois que saí da cadeia e não ter oportunidade é justo? O que é justiça para você? Como realizar justiça nesse país de impunidade? Não sei o que vocês responderam mais não devemos deixar acontecer um segundo Carandiru.


Nenhum comentário:

Postar um comentário