terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brasil - Ame-o (Não pense) ou Deixe-o (Pense)


Como vão vocês, eu preciso saber de vossas vidas?

Musicas são os maiores meios de se influenciar e de comunicação já existentes na face da Terra, no inicio da civilização uma das formas de se expressar era através de ritmos, de sons que formavam a musica da época. A verdade é que o tempo passou e a musica se tornou um meio de criticar, de propor idéias, de propor mudanças.  

Quer prova mais concreta que a musica é uma arma? Então apresento a vocês a musica versus ditadura.

A ditadura foi a época, em que os militares para evitar uma possível mudança de sistema ideológico, com auxilio de uma potência da época, tomaram o controle de diversos países da América do Sul. Essa época, a idade média da sociedade moderna, foi a época em que era proibido discutir sobre o governo, onde a idéia por menos diferente da idéia do governo fosse era um crime, e onde a condenação não era apenas o perder da liberdade, mas sim a sua vida ou pior a privação daqueles que você ama.

A musica na ditadura ficava mais no papel do que nas ruas devido à censura, porem as que iam para as ruas viravam verdadeiros hinos contra o domínio dos militares, que sem perceber eram apenas fantoches, pau mandados, bonequinhos, peões nesse grande tabuleiro de xadrez exercido pelo sistema, e pela luta contra o seu fim.

Quando eu defendo uma educação de qualidade para todos não é apenas por achar o correto, é porque a educação é a única forma de se cortar os fios de fantoches. Exemplo disso é Chico Buarque grande cantor e compositor da época, ele usava metáforas para burlar a censura: “Você vai pagar e é dobrado / cada lágrima rolada /nesse meu penar / apesar de você / amanhã há de ser / outro dia / você vai se dar mal”. Essa musica foi escrita para parecer uma simples briga de namorado, mas só depois de ter mais de 100 mil copias vendida, foi descoberto que isso era uma mensagem direcionada ao presidente Médici. Esse foi só um exemplo de musicas que usavam metáforas.

Logo quando foram descobertas tais técnicas dos músicos da época, o fantoche, quero dizer a Ditadura começou a usar medidas mais duras como a do tipo deportação e até assassinatos debaixo do pano claro. Antes de citar duas musicas da época da ditadura deixo com vocês outra musica em metáforas: "Tudo aquilo que malandro pronúncia/ e que otário silencia/ toda festa que se dá/ passa pela fresta da cesta e resta a vida".

A primeira musica é Gospel de Raul Seixas, a musica foi censurada e quase se perdeu entre as tantas musicas censuradas, a musica tem criticas diretas, e indiretas à ditadura.  Como por exemplo, quando ele diz: "Por que eu passo a vida inteira com medo de morrer?/Por que os sonhos foram feitos pra gente não viver?/Por que a sala fica sempre arrumada se ela passa o dia inteiro fechada?". Nesses trechos percebemos ambos os tipos de critica a ditadura, Raul Seixas foi agredido e deportado devido à criação de uma legião de fãs a famosa "Sociedade Alternativa". Muitas pessoas tinham sonhos de liberdade de poder se expressar, mas não dava para vivenciá-los apenas sonhar com ele mesmo. E a sala que Raul cita na musica é apenas uma metáfora.

A segunda musica é de Geraldo Vandré, Pra não dizer que eu não falei das flores, essa musica sim foi o grande hino da luta contra a ditadura. Ela é tão sincera e profunda que dispensa comentários só irei citar alguns trechos dela e depois a interpretem a vossa maneira. "Nos quartéis lhes ensinam/ Uma antiga lição: De morrer pela pátria/ E viver sem razão...".
"Ainda fazem da flor/ Seu mais forte refrão/ E acreditam nas flores/ Vencendo o canhão...".
Aparentemente os textos falam por si só. 

Então depois de ler e ouvir sobre musicas como estas é a prova que as musicas não são apenas algo para você curtir, para passar o tempo, pode ser um meio de comunicação importante, um meio de combater, ou ao menos mostrar a indignação contra as coisas erradas, no país e no mundo. A partir de agora buscaremos postar mais musicas que possam causar reflexão.

Esse texto é uma homenagem a todos que morreram lutando por um país melhor, e para todos os seus familiares que devem sofrer até hoje com a incerteza dos fatos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário